Genuína Criações e Produções Culturais Ltda

produtora

Email Público: genuinaproducoes@gmail.com

Endereço: Rua Coronel José Narciso, 706 , Centro, 64200-290, Parnaíba, PI

CEP: 64200-290

Logradouro: Rua Coronel José Narciso

Número: 706

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Parnaíba

Estado: PI

Descrição

Desde 2008, Genuina Criações e Produções Culturais Ltda. é presença cultural em Parnaíba. Composta de dois sócios, centrou-se na fundação do jornal O Bembém, de circulação mensal ininterrupta de 146 edições. O Bembém caracteriza-se pela defesa do nosso patrimônio cultural, ressaltando valores da história da cidade. Nesses anos, a empresa formou um núcleo de historiadores que discutem aspectos culturais da cidade.

Integrado à produtora, situado no Centro Histórico de Parnaíba, no estúdio do escritor Benjamim Santos, há o Espaço Fonte da Memória. Um Lugar/Organização fundado na cidade de Parnaíba no ano de 2008 por Benjamim Santos e Sólima Genuina, que tem por objetivos manter intacto todo o acervo cultural da família de Benedito dos Santos Lima sobre a cidade de Parnaíba guardado até então por vários membros da família; refletir sobre o conteúdo das diversas áreas que englobam esse acervo (livros, revistas, jornais, fotografias...); difundir esse acervo dentro de condições especiais para o máximo da população da cidade; disponibilizar esse acervo a consulta de pesquisadores, essencialmente do meio acadêmico; defender, dentro do possível, o patrimônio histórico e cultural, material e imaterial, de Parnaíba.

O BEMBÉM
Durante os doze anos de circulação mensal ininterrupta, esse jornal primou pela composição gráfica e por conteúdo de alto interesse cultural e historiográfico. Principais Matérias e Reportagens Publicadas em O BEMBÉM de Janeiro de 2008 a Março de 2020 incluíram a defesa da permanência do Museu do Trem do Piauí, quando um Prefeito ordenou o desmonte da Exposição Permanente do Museu do Trem do Piauí; Foi uma campanha que resultou no retorno das peças para o local de origem do Museu, a antiga Estação de Passageiros da EFCP em Parnaíba. Sempre em defesa do patrimônio histórico, artístico e imaterial da cidade, muitas vezes O BEMBÉM pontuou com elogio a atuação do IPHAN Piauí pelo trabalho de descupinização da Capela do Santíssimo Sacramento na Catedral de Parnaíba. Mais de 100 foram as longas entrevistas com Donos de Batalhões de Bumba-meu-Boi de Parnaíba, professores e diversos cidadãos da mais diferentes profissões construindo um valioso painel de profissionais da cidade. Outras campanhas do jornal: pela restauração de prédios seculares que se encontravam abandonados e em estado de autodestruição: Casa Grande da Parnaíba. União Caixeiral e Ginásio Parnaibano, antigo Grupo Escolar Miranda Osório e em defesa dos grupos de bumba-meu-boi existentes que a cada ano brincam na época de São João.

BIBLIOTECA
A biblioteca particular do Espaço Fonte da Memória inclui as coleções completas do Almanaque da Parnaíba, do periódico Aljava, do Livro do Centenário da Parnaíba, do Livro do Centenário da AIP, além de revistas e jornais de estudantes dos anos quarenta-cinquenta do século passado. Completam este acervo obras de Literatura, História e Artes.

FOTOGRAFIA
Guarda e conservação de Acervo Fotográfico sobre a cidade de Parnaíba:
100 Anos de fotografias em cópias originais. Um conjunto de mais de duzentas fotos de várias épocas do século XX e do século atual: pessoas, ruas, casario, praças, monumentos, costumes, moda...

MÚSICA
Guarda e manutenção de cerca de 100 discos de vinil, todos em bom estado de conservação, sobre música popular brasileira, canção francesa e americana e música clássica.

DOAÇÃO
Nos últimos anos, o Espaço Fonte da Memória tem feito um grande número de doações. Ao Sesc-Caixeiral, foram doados vários objetos pertencentes à família de Benedito dos Santos Lima e Neusa da Fonseca Lima: o bandolim de fabricação no princípio do século XX; diplomas e medalhas; álbuns de retrato, peças que se encontram expostos em estantes do Centro Cultural Sesc-Caixeiral. Para a Fundação Raul Bacellar são mensalmente doados 100 Exemplares do jornal O BEMBÉM para distribuição entre seus adeptos. Para a Escola Municipal Benedicto dos Santos Lima (ensino médio) : 36 exemplares do livro Veredas da Meia-Lua – O Boi de São João da Parnaíba - de Benjamim Santos, para distribuição a todos os professores da Escola; coleção numerosa de exemplares antigos da Revista Veja, apropriada para pesquisa de alunos; distribuição de 100 exemplares de cada nova edição de O BEMBÉM. Para expansão de estudo e pesquisa de professores do Ensino Médio, o Espaço Fonte da Memória doou à professora Jacilda Santiago uma coleção de 25 exemplares da revista Nossa História.

GRÃ-ORDEM
Em dezembro de 2014, o Espaço Fonte da Memória criou a Grã-Ordem Benedito dos Santos Lima para homenagear pessoas que participem ou tenham participado de grandes ações culturais em Parnaíba. A Grã-Ordem concede Medalha nos graus de Mosqueteiro, Guardião e Escudeiro. Durante reunião informal, em dezembro de 2014, foram concedidas Medalhas, nos diversos graus, a seis professores universitários de História, um professore de Direito e um bacharel de História.

PARCERIAS
Em parceria com o Sesc, o Espaço Fonte da Memória, montou, com peças de seu acervo a Exposição Benjamim Santos (maio de 2019) e Exposição Bois de São João da Parnaíba (novembro de 2019), com peças cedidas pelos divetsos batalhões de Bumba-meu-boi da cidade. As duas exposições, montadas e abertas ao público no Centro Cultural Sesc-Caixeiral, de Parnaíba. Ao mesmo tempo, o Memorial Benjamim Santos, dispõe de um amplo acervo sobre toda a obra de Benjamim Santos, disponível para visitação e pesquisa no Sesc-Avenida, em Parnaíba.

EVENTOS
Lançamento festivo da primeira edição do jornal O Bembém, Praça da Graça, em janeiro de 2008; celebração popular do Primeiro Aniversário de O Bembém ocorrida no Jardim dos Poetas; realização de Encontros de História, com a presença de Benjamim Santos e um grupo de Professores (bacharéis, mestres e doutores); Outorga de medalhas professores em 2014.
Outorga de medalhas Amos e Donos de Boi, em solenidade no Sesc-Caixeiral em 19 de novembro de 2019. Realização semanal, aos sábados, dos encontros culturais chamados SabaBenj, que ocorrem informalmente no Café no Ponto, no Centro Histórico de Parnaíba, com presenças descontraídas de professores e artistas da cidade ou visitantes de passagem.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Benjamim Santos

Escritor, diretor, dramaturgo, poeta, encenador e crítico teatral.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem