Sobre a plataforma Mapa Cultural de Parnaíba

Com mais de 300 anos de história, Parnaíba - segunda maior cidade do estado do Piauí, com quase 180 mil habitantes - é, em sua essência um celeiro cultural, berço de artistas de diferentes áreas que dinamizaram a cultura em diferentes campos e temporalidades.

Possui a sua cultura fundamentada em ícones de um passado glorioso, cujas manifestações se refletem na literatura clássica e na tradição popular, em festas religiosas e nas edificações, nas celebrações e nas igrejas, de forma indissociada, o bumba-meu-boi e as fazendas de gado, as quadrilhas juninas de São João e o cotidiano das famílias, o carnaval e as fantasias, a quaresma e as penitências nas igrejas, a marujada e os rios, lagoas e praias que integram o desenho geográfico da cidade. Destacam-se também as lendas, crenças e manifestações artísticas das mais variadas que são encontradas tanto no Centro, quanto nos bairros, ou seja, por toda a extensão da cidade.

A diversidade cultural está atualmente presente nas muitas manifestações artísticas que acontecem diariamente por toda a cidade. Com a finalidade de reunir o máximo de informações possíveis relacionadas ao processo de fazer cultura na cidade, a Superintendência de Cultura de Parnaíba, mediante parcerias entre Instituto TIM e Ministério da Cultura, disponibiliza a plataforma Mapa Cultural de Parnaíba, cujo propósito é congregar eventos, agentes, projetos e espaços culturais nas áreas de: música, artes cênicas (teatro e dança), artes plásticas, literatura, artes visuais, culturas populares, culturas urbanas, entre outras, facilitando o acesso da população a esses dados.

Esta ferramenta também favorece os agentes culturais (artistas, produtores), pois funciona como canal de divulgação de seus projetos e ações. A ferramenta Mapas Culturais é uma iniciativa do Instituto Tim, realizada em parceria com várias Secretarias de Cultura por todo o país.

v