Escritor, diretor, dramaturgo, poeta, encenador e crítico teatral.

E-mail: beijasantos@yahoo.com.br

Telefone Público: (86) 99561-4336

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 602 , Centro, 64200-200, Parnaíba, PI

CEP: 64200-200

Logradouro: Avenida Presidente Vargas

Número: 602

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Parnaíba

Estado: PI

Descrição

Benjamim Santos tem carreira no universo cultural brasileiro com atuação em Recife, Rio de Janeiro e Parnaíba, cidade onde nasceu. Iniciou como profissional no Recife, em 1965, ao escrever e dirigir o espetáculo Cantochão, grande sucesso de público e crítica. Depois, no Teatro Popular do Nordeste, foi assistente de direção de Hermilo Borba Filho, um dos mais importantes encenadores brasileiros, e dirigiu dois espetáculos: Antígona, de Sófocles, e Andorra, de Max Frish, ao mesmo tempo em que mantinha uma coluna quase-diária sobre teatro no Jornal do Commercio.

Ao se transferir para o Rio, tornou-se um dos autores mais premiados do teatro para crianças; escreveu textos para espetáculos ao ar-livre (Paixão de Cristo e Auto de Natal, encenados nos Arcos da Lapa); criou roteiros e dirigiu shows de artistas da música popular, entre eles, Nara Leão, Grande Otelo, Ângela Maria, Wanderley Cardoso, Marlene e Quarteto em Cy. Um dos seus maiores sucessos de direção foi o show Bons Tempos, hein?!, do MPB4, com texto de Millôr Fernandes.

De volta à Parnaíba, em 2001, Benjamim Santos foi Assessor de Cultura do Prefeito e Secretário Municipal de Cultura de 2001 a 2004, período em que criou o Museu do Trem do Piauí com sua primeira Exposição Permanente.

Benjamim Santos, desde criança, foi marcado pelo Bumba-meu-Boi que, em Parnaíba, é conhecido como Boi de São João. Em 2007, juntamente com os donos de Grupos de Boi, de adultos e de crianças, fundou a Sociedade de Bois da Parnaíba, da qual foi Presidente de Bois de 2007 a 2009. Em novembro de 2019, no Centro Cultural Sesc Caixeiral aconteceu o lançamento do mais novo livro de Benjamim Santos, Veredas da Meia-Lua, sobre a existência dos Bois de Parnaíba. A noite de lançamento foi mais um grande acontecimento de cultura popular com a presença e a participação de brincantes dos vários Bois da cidade.

No jornalismo cultural, em janeiro de 2008, Benjamim Santos fundou e lançou a primeira edição de O BEMBÉM, um jornal mensal que circulou até março do ano de 2020, quando teve de parar por causa pandemia e retornará logo que se torne possível. O BEMBÉM é jornal que se destaca no campo da memória da cidade por tratar de temas pertinentes à história local, por uma total adesão à cultura popular e por uma intensa defesa do Patrimônio Cultural e Artístico da cidade, além de abordar as diversas formas de arte, especialmente, o cinema, a literatura e a poesia.

Alguns livros de Benjamim Santos: Sedução de Paris (Rio, 1988), Hemingway e Paris (Rio, 1999), Conversa de Camarim (Recife, 2007), Livro do Centenário da Associação Comercial de Parnaíba (Parnaíba, 2014), Teatro Infantil (Rio, 2019) e Veredas da Meia-Lua. Em maio de 2019, aconteceu o lançamento nacional do livro TEATRO INFANTIL, um volume de 500 páginas, editado pela FUNARTE, contendo 11 textos de teatro para crianças escritos por Benjamim Santos. São peças que receberam os principais Prêmios do Teatro Infantil Brasileiro. A noite de lançamento aconteceu em

Parnaíba e foi um dos mais importantes acontecimentos culturais do ano, com a participação da cantora Bia Bedran, do célebre pianista Miguel Proença e de todos os grupos de teatro de Parnaíba e Tutoia.

Benjamim Santos Prêmios Recebidos

- Senhor Rei, Senhora Rainha
Concurso Nacional de Dramaturgia Intantil
Primeiro Lugar (Serviço Nacional de Teatro,1971)

- Os Três Mosqueteiros
Concurso Nacional de Dramaturgia Intantil
Segundo Lugar (Serviço Nacional de Teatro, 1972)

- Viagem Sideral
Concurso Nacional de Dramaturgia Intantil
Terceiro Lugar (Serviço Nacional de Teatro, 1973)
- Melhor Espetáculo Infantil do Ano no Rio de Janeiro, 1974.

- O Castelo das Sete Torres
Concurso Nacional de Dramaturgia Intantil
Segundo Lugar (Fundação Guaíra - Estado do Paraná 1974)

- Loja das Maravilhas Naturais
Concurso Nacional de Dramaturgia Intantil
Quarto Lugar (Fundação Guaíra, Estado do Paraná, 1975)

- A Donzela Foi à Guerra
Concurso Nacional de Dramaturgia Intantil
Terceiro Lugar (Prêmio Inacen - (Rio, 1976)

- A Princesa do Mar-sem-fim
Troféu Mambembe, Funarte: Melhor Autor de Teatro para Crianças no Rio de Janeiro, 1977.

- O Pavão Misterioso
Troféu Mambembe, Funarte: Melhor Autor de Teatro para Crianças no Rio de Janeiro, 1979.

- Prêmio Troféu Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Pelo Conjunto de obra, Rio, 1989.

- Troféu Fundação Monsenhor Chaves
Conjunto de obra, Teresina, 2012.

- Medalha de Honra ao Mérito
Concedida pelo Sesc-Regional do Piauí
Teatro Sesc-Avenida, Parnaíba, 2012.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem